Infância e Educação: desafios hoje educação infantil, um desafios social.
São muitos os desafios das políticas sociais para a primeira infância.
Questões relativas à situação política e econômica, à pobreza das nossas populações, questões urbanas e sociais, problemas educacionais específicos “Educação Infantil” assumem proporções graves e exigem respostas firmes e rápidas, nunca fáceis.
Muitas são também as possibilidades de enfrentar a questão.
Hoje, vivemos o paradoxo de ter um conhecimento teórico avançado sobre a infância e a educação infantil, enquanto assistimos com horror a incapacidade da nossa geração de lidar com as populações infantis e juvenis.
De que modo as pessoas percebem as crianças?
Qual é o papel social da infância na sociedade moderna?
Que valor é atribuído à criança por pessoas de diferentes classes e grupos sociais?
O que significa ser criança em diferentes culturas?
Como trabalhar com crianças pequenas, considerando seu contexto de origem, seu desenvolvimento e seus conhecimentos, respeitando os direitos sociais de todos?
Como assegurar que, diante da diversidade das populações infantis e das contradições da sociedade contemporânea, a educação infantil cumpra um importante papel social? Não respondo a essas questões, mas sinto-me comprometido com elas e com uma sociedade fundada no reconhecimento do outro, nas diferenças (de cultura, etnia, religião, gênero, classe, idade) e na superação da desigualdade.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
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